Ação 2
Informação Sem Fronteiras
A Informação Sem Fronteiras tem por objetivo desenvolver ações claras de comunicação/informação capazes de catalisar o processo integrador, desmistificando perceções erradas e informando sobre recursos e meios. Esta ação pretende informar a população migrante sobre os recursos e apoios disponíveis, bem como aspetos relevantes da sociedade. De igual modo, é importante consciencializar a comunidade recetora sobre o poder e a força da multiculturalidade e sobre o papel positivo que os migrantes podem representar no desenvolvimento harmonioso do país.
Neste sentido, a presente ação desdobrar-se-á nas seguintes atividades:
A página Web será um espaço online dedicado à informação aos migrantes e à promoção da interculturalidade. Esta atividade assume particular relevância, na medida em que não existe qualquer meio online semelhante agregador de tal informação.
Ações de sensibilização a empresários do concelho sobre o tema da integração de migrantes, nas empresas do concelho. Tratando-se de um concelho fortemente industrializado, em particular no setor têxtil, importa sensibilizar os empresários para a oportunidade que os migrantes representam de modo a suprir as necessidades das empresas. Nesta ação, importa de igual modo ouvir a opinião e as necessidades dos empresários, de forma a ajustar as soluções aos interesses de todos, empresários, trabalhadores e migrantes.
No território do concelho não existe nenhuma associação para a população migrante e, nos últimos tempos, em particular com o grande aumento de fluxo de migrantes provenientes do Brasil e da Ucrânia tornou-se notória a dificuldade de encontrar soluções e comunicar para os grupos de migrantes coletivamente. A criação da associação permite facilitar este processo e promover a integração das comunidades migrantes.
No decorrer do Projeto FAMI 103 foram realizadas várias reuniões, em diferentes espaços, com a população da comunidade migrante de nacionalidades guineenses, venezuelana, brasileira, ucraniana, gana, angolana e colombiana.
Existem múltiplos agentes institucionais que de um ou de outro modo acabam por se relacionar com os migrantes, seja no domínio da saúde, do emprego, da educação, da assistência social ou de outros domínios, pelo que importa sensibilizar a rede de instituições para o melhor acolhimento das necessidades dos migrantes, informando-os sobre a natureza da comunidade migrante de Barcelos.
Fotografias CLASB:
Fotografias NLI:
Seminário sobre interculturalidade e disseminação dos resultados do Projeto FAMI 103 “Sem Fronteiras”, a realizar no dia 19 de dezembro de 2023, no Auditório da Biblioteca Municipal, pelas 14h00.
Fotografias Seminário: